quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Diplomática do Futebol

A diplomática é responsável pela estrutura formal dos documentos, a configuração física que o documento assume de acordo com a disposição e a natureza da informação e da autenticidade dos documentos. 

Uma análise diplomática se refere às características do documento. Analisando  essa primeira imagem, podemos perceber que se trata de um jogador de futebol, pois todas as suas características indicam isso. Independente do time que jogue, os jogadores são da mesma “espécie”. Assim, por meio dessa análise podemos definir o conceito de espécies documentais, pois seguem normas específicas de padrões já estabelecidos.

A segunda figura apresenta a conceitualização de fotografia tipológica, concentrando um conjunto de espécie documental, no qual através de sua natureza reconhece o objetivo e a contextualização. Essa imagem expressa suas características permitindo deduzir seu contexto, que a caracteriza como time de futebol. Mas ao mesmo tempo cada “espécie” do time tem uma função diferente, ou seja, goleiro, zagueiro, centroavante. 

imagens retiradas dos sites: observatorio do esporte e futebol e cia ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário